Ajuda

Para o ajudar na utilização da plataforma, dispomos aqui várias dicas, ajudas e requisitos.

O que necessita:

    Antes de proceder a qualquer instalação, deverá descarregar e seguir as instruções deste manual:
  • Manual de Instalação Go-Sign (v3) - Download

  • Poderá também necessitar de:
  • Cartão de Cidadão ou Certificado Profissional
  • Hardware e Software para leitura do Cartão de Cidadão - saiba mais aqui
  • Browsers suportados:
  • Windows: Chrome, Edge, IE, Firefox, Slimjet, Maxthon e Opera
  • macOS: Chrome, Safari, Firefox, Maxthon
  • Aplicação Go-Sign - Windows 32bits | Windows 64bits | MacOs

  • Caso pretenda continuar a trabalhar com Java:
  • Utilize o browser Maxthon 4.9
  • Java Instalado na sua máquina - Download

Em que podemos ajudar?

A utilização da plataforma é exclusiva para utilizadores registados. Veja como se pode registar e entrar.

  • 1. Registo

    Registe-se na plataforma através do seu Cartão de Cidadão (com leitor de cartões) ou, caso seja Notários ou Mandatários, através do seu Certificado Profissional

  • 2. Preencher

    Preencha os campos necessários ao registo e clique “Confirmar”

  • 3. Email

    Receberá um email de confirmação de registo com o código de acesso à plataforma

  • 4. Login

    Aceda à página Login e insira o seu n.º de Cartão de Cidadão ou n.º Profissional e o código de acesso

  • 5. Login

    Se preferir, pode aceder à Plataforma através do seu Cartão de Cidadão ou Certificado Profissional (Notários e Mandatários)

Para submeter um requerimento com sucesso, deve completar 8 passos. Faça scroll para explorar cada um destes passos de forma resumida.

  • 1

    Escolher Notário

    Deverá escolher o notário territorialmente competente para tramitação do processo de inventário, nos termos da Lei n.º 23/2013, de 5 de março.

    Caso esteja registado como notário a plataforma escolhe automaticamente o seu notário.

  • 2

    Indicar o Requerente

    Neste passo devem ser preenchidos os dados relativos ao cidadão (ou Pessoa Colectiva) para o qual se está a processar o requerimento.

    No caso de estar registado como cidadão estes dados serão os seus.

  • 3

    Escolher Finalidade

    Cada requerimento só poderá ter um propósito. Poderá escolher apenas uma das 3 opções apresentadas.

  • 4

    Indicar valor do Inventário

    Para cálculo dos honorários devidos, deverá indicar o valor total de todos os bens que dizem respeito ao processo.

  • 5

    Descarregar e Preencher o Modelo de Requerimento

    De acordo com a finalidade que escolheu no passo 3, deverá descarregar o Modelo de Requerimento que deverá preencher no seu computador.

    Este Modelo é um ficheiro no formato .PDF; Deverá utilizar exlusivamente o Adobe Acrobat Reader (download aqui) para preencher corretamente o ficheiro. Depois de preencher guarde o ficheiro no mesmo formato (PDF).

    Este documento é um documento protegido, deverá retirar a protecção antes de o carregar na plataforma, imprimindo e digitalizando o mesmo.

  • 6

    Assinar e Carregar o Modelo de Requerimento

    Uma vez completo o passo anterior deverá enviar o ficheiro, devidamente preenchido, para a nossa plataforma. Para o fazer corretamente, siga os seguintes passos:

    1. Seleccione o ficheiro do Modelo de Requerimento que imprimiu e digitalizou.
    2. Seleccione o seu certificado digital correto. No caso de estar registado como cidadão deverá usar o seu Cartão de Cidadão, saiba como aqui.
    3. Clique no botão Assinar Ficheiro, para que a sua assinatura digital seja anexada ao documento.
    4. Para finalizar, clique no botão Submeter.

    Deverá evitar escrever carateres especiais no nome dos documentos, tais como: (,;.:ºª&€).

  • 7

    Carregar Anexos

    Os anexos necessários ao processo devem também ser enviados para a platforma.

    Por cada documento anexo deverá repetir os 4 passos do ponto 6, que explicam o envio de ficheiros para a plataforma .

  • 8

    Apoio Judiciário

    Nos casos em que o requerente beneficia de apoio judiciário, deverá selecionar a opção “Apoio Judiciário” e carregar um documento que comprove esta situação.

    Caso o requerente não seja elegível para este tipo de apoio, deverá ignorar este passo.

Na página de cada processo é possível consultar de forma fácil e intuitiva as informações que lhe estão associadas.

  • Atividades

    Atividades

    Este painel é como um diário de ocorrências. Todas as atividades inerentes ao processo ficam aqui registadas de forma cronológica.
  • Documentos

    Documentos

    Todos os documentos do processo estão aqui listados para consulta. Encontre facilmente o que procura com opções de filtragem e ordenação.
  • Intervenientes

    Intervenientes

    Os intervenientes no processo estão aqui listados e agrupados de acordo com a sua função. Aceda facilmente às informações de contacto de cada um.
  • Contabilidade

    Contabilidade

    Listagem de todas as despesas associadas ao processo. A divisão entre despesas pagas e não pagas dá uma perspectiva mais realista sobre o estado da contabilidade.

Dependendo das permissões associadas ao seu perfil de acesso, poderá também efetuar o registo de novos atos como:

  • Submeter Peças Processuais

  • Adicionar Intervenientes

  • Lançar Despesas

Dúvidas ?

Contacte-nos através do email:ajuda.inventarios@notarios.pt
 
Fale com a Linha de Apoio272 099 049

De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00